Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Novo padrão de tomadas brasileiras

  Muitas pessoas me perguntam sobre as novas tomadas, se é necessário substitui-las todas em casa pelas novas padronizadas, se serão obrigadas a instalar fio terra na instalação antiga, enfim, percebo que os consumidores ainda estão em dúvidas quanto ao novo padrão. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), depois de diversos estudos e ensaios de laboratório desenvolveu o novo padrão de tomadas baseado nos seguintes critérios: -SEGURANÇA: Em primeiro lugar, a capacidade de corrente das tomadas simples, de dois polos redondos era de 10 Amperes (Ampere é a unidade de medida da corrente elétrica) e muitas vezes era usada para aparelhos com corrente maior, ocasionando sobre-aquecimento e até a fusão do corpo da tomada e do plug. O novo padrão conta com dois tipos de tomadas, para 10 e para 20 Amperes. Os orificios das tomadas e os pinos dos plug's de 20 Amperes são maiores, sendo dessa forma impossível o usuário ligar um aparelho com sobre-carga. As tomadas de 20 A podem ser usadas com plug's de 10 A, mas plug's de 20 A não entram em tomadas 10 A. Em segundo lugar, o aterramento. Você já reparou que os eletrodomésticos de há alguns anos vinham com um rolinho de fio verde enrolado atraz do produto? Era o fio terra, que podia ou não ser instalado. Nas novas tomadas, constituidas por 3 pinos, o do meio é destinado ao aterramento, e, pergunta frequente, são obrigatórios em instalações novas desde 2006 (Lei 11.337, de 26 de julho de 2006), que determina que todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica. Nas instalações antigas, não existe a obrigatoriedade de instalação de ateramento, nem de troca de tomadas. A troca pode ser feita a medida que novos produtos vão sendo comprados, pois desde janeiro de 2010,  as fábricas tem como norma lançarem os produtos já com o novo plug. Terceiro fator ligado a segurança é a proteção que o design da nova tomada oferece, pois torna impossível que o usuário entre em contato com os pinos dos plug's, evitando choques elétricos.


-PADRONIZAÇÃO: podemos dizer que padronizar é racionalizar, é aumentar a segurança e promover a economia. Antes da padronização existiam no Brasil mais de 10 tipos diferentes de plug's e tomadas, ocasionando falta de segurança (pois muitas vezes eram usados adaptadores, benjamins ou "T's") e muita encomodação, pois era comum o usuário comprar um produto novo e não poder liga-lo sem trocar a tomada de sua casa por uma compatível com a do produto. Algumas das tomadas encontradas no Brasil antes da padronização:

 


Outra pergunta comum: "O padrão que o Brasil está adotando é o padrão mundial?" Não, porque na verdade não existe um padrão mundial para plug's e tomadas. Vários países adotam um padrão, mas cada qual segue critérios próprios. Assim, infelizmente, produtos comprados no estrangeiro virão com plug's diferentes. A mesma situação não se dá, porém, com importados comprados no Brasil, pois nesse caso, a importadora tem a obrigação de lançar o produto no Brasil com plug's normatizados.
-PRATICIDADE: A ABNT, pensando na repercução e transtornos que o novo padrão causaria no início, desenvolveu a nova tomada baseada no fato de que cerca de 80% das tomadas atuais são sextavadas, embora sejam de apenas dois pinos. Ou seja, a maioria dos produtos que você tem em casa poderão se encaixar nas novas tomadas, mesmo sem o pino de aterramento. Embora muitos consumidores façam cara feia quando olham as novas tomadas, é certo dizer que o Brasil faz sua parte, criando soluções que aumentam a segurança dos usuários. A mudança é gradual, mas os benefícios das novas tomadas serão duradouros.

  A norma que regulamenta a padronização de tomadas é a NBR 14136 - Plugues e Tomadas para uso doméstico e análogo até 20A/ 250V em corrente alternada.
  Peço desculpas a alguns colegas profissionais pela linguagem simplificada usada neste blog, mas minha intenção é informar usuários de equipamentos sem conhecimento técnico, tornando mais claras informações para nós comuns, mas fonte de dúvidas para muitos deles.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que significam os símbolos nos selos das roupas?

Seria muito útil se todas as pessoas encarregadas da lavagem de roupas conhecessem os símbolos encontrados nos selos das roupas, ali colocados pelo fabricante para que os tecidos sejam tratados adequadamente. Por exemplo, certas roupas não devem ser secas no Sol, e nem em secadoras. Outras não devem sequer ser lavadas à máquina, devendo ser lavadas apenas à mão. Incluí aqui os símbolos usados internacionalmente para tratamento de tecidos.






Quanta roupa cabe na minha máquina de lavar?

Quando procuramos uma lavadora nas lojas, nos deparamos com diversas capacidades de carga diferentes. Algumas, possivelmente por uma jogada de marketing, colocam valores picados, por exemplo, 7.2, 8.5, etc. fazendo alusão a potência e naõ a capacidade de carga. Testes feitos em laboratório*, porém, indicam que as lavadoras brasileiras não conseguem lavar perfeitamente a quantidade de roupas que prometem lavar. Um teste simples, que pode ser feito por qualquer usuário, é observar a lavadora em funcionamento durante a agitação. Se as roupas dentro do cesto não se movimentarem junto com o agitador, elas não estaram sendo agitadas, portanto, não estarão lavando, e você perderá água, sabão, energia elétrica, tempo e provavelmente sua paciência. Sujerimos nunca utilizar a carga máxima do produto, distribuir uniformemente as roupas pelo cesto, fechar zipers, botões e lavar peças pequenas em sacos apropriados ou dentro de uma fronha. É muito importante também a qualidade do detergente em pó e do amaciante escolhidos. A seguir, uma tabela fornece o peso médio de algumas peças de roupa:


Obviamente, uma lavadora de 12 kilos deveria lavar, de acordo com o peso, 9 colchas de casal, o que é simplesmente impossível, dado o volume das colchas ser muito superior ao espaço disponível no cesto. Para fins práticos, mais importante do que uma tabela, é o uso do bom senso. Escolher o nível de água de acordo com a quantidade de roupa, ou seja, a roupa deve sempre estar submersa na água. Segundo, como já dissemos, é necessário que as roupas se movimentem. Se você ver as roupas paradas no cesto durante a agitação, retire um pouco da carga e religue a máquina.
Infelizmente, estamos longe de uma padronização das lavadoras no Brasil, e a qualidade das mesmas ainda é bastante inferior as disponíveis no mercado americano e europeu.

sábado, 8 de maio de 2010

Você sabe se a instalação de gás de sua casa é segura?

È muito comum, em nossos atendimentos de campo, nos depararmos com instalações de gás incorretas e inseguras. Mangueiras e reguladores com validade vencida, abraçadeiras
enferrujadas, mangueira plástica passando por traz do fogão, são apenas algumas das falhas que encontramos. Daremos aqui, algumas dicas de segurança, de como se pode ter uma instalação eficaz e segura. Muitas pessoas nos dizem que "morrem de medo de gás", mas a utilização de equipamentos movidos com esse combustível é bastante segura, tomando-se as devidas precauções.

  • Reguladores de gás: popularmente chamados de "registros", são na verdade responsáveis pelo controle de pressão do gás que sai do cilindro ou botijão, tornado-o adequado ao uso a que se destina. A pressão que sai do botijão é muito maior do que a necessária ao uso, por exemplo, de um fogão. O regulador é composto basicamente por um diafrágma de borracha nitrilica e uma mola, regulado pelo fabricante com presão de saída 0,28kgf/cm2, ou 2,8 KPA. O fator mais importante é o prazo de validade do regulador, que é de 5 anos, a partir da fabricação, e deve ser substituido quando vencido. O Regulador novo deve conter a data de fabricação ou validade, e o selo do INMETRO. O prazo de validade deve estar por extenso ou da forma apresentada na figura:



    O número no centro do círculo indica o ano de fabricação, no exemplo 2008. As doze casas em volta do círculo indicam o mes de fabricação, no exemplo, temos 2 casas, indicando o mes de fevereiro. Portanto, este regulador terá sua validade vencida em fevereiro de 2013. Muitas vezes somos questionados sobre o porque de ser necessária a troca logo quando o regulador vence. Como já dissemos, o elemento principal deste componente é o diafragma, e vimos que ele é constituido por boracha nitrilica. Esta borracha, além de estar constantemente submetida a pressão, sofre ressecamento e desgaste. O defeito mais comum é o rompimento do diafragma, acasionado um aumento muito grande de pressão, destruindo ou rompendo os registros das bocas dos fogões ou aquecedores, permitindo a passagem do gás mesmo quando desligados. Embora talvez você nunca tenha ouvido falar neste tipo de defeito, ele é muito mais comum do que parece, e ocasiona danos no equipamento e no imóvel.

  • Mangueiras para gás: este é outro item de segurança em que a negligência é bastante comum. Encontramos mangueiras vencidas há anos, as vezes há décadas! Encontramos até mangueiras azues, já retiradas há muito de circulação. É também muito comum o usuário do equipamento fazer ele mesmo a instalação, e então procura uma loja, muitas vezes não especializada, que lhe vende mangueiras sem normatização. Mangueiras "multi-uso", de jardim, ou para ar comprimido são muitas vezes usadas para instalações caseiras, não oferecendo nenhuma segurança aos usuários. As mangueiras para gás GLP ou GN devem ser padronizadas, conter em seu corpo as especificações de uso, data de validade e selo do INMETRO. As mangueiras plásticas seguem a mesma regra, e jamais podem ultrapassar 80cm de comprimento. As mangueiras plásticas destinam-se unicamente a instalação de fogão doméstico não embutido, ligando-se do regulador ao fogão sem passar por traz dele, nem por furos na parede, nem dentro de armários. Para fogões embutidos deve-se sempre utilizar mangueira metálica flexível, e em caso de ter que atravessar uma parede, deve-se usar um passador normatizado. Nunca passe uma mangueira, seja de que tipo for, por um furo em parede. Uma dúvida muito comum de clientes é a seguinte: "O técnico me ofereceu uma mangueira metálica com um custo elevado, e eu vi em uma loja uma parecida por menos da metade do preço!" Isso se deve ao fato de que alguns fabricantes inescrupulosos fornecem uma mangueira plástica "multi-uso" revestida com o trançado metálico, sem segurança alguma. É fácil identificar estas mangueiras, basta olhar seu corpo contra a luz, e verá que entre o trançado metálico é possível enxergar a luz do outro lado. Uma mangueira normatizada costitui-se de 3 camadas, a primeira em borracha nitrilica, a segunda de um trançado anti-chama, e a terceira do trançado metalico, aumentando consideravelmente a resistência física e a temperatura da mangueira.










  • Passadores de gás: são tubos utilizados para passagem de gás por uma parede. Existem modelos para fogões de embutir, e com registro interno. Como todos os itens de segurança, deve conter o selo do INMETRO.


  • Fogões embutidos: a instalação de um fogão embutido deve seguir normas de segurança adequados ao local onde é instalado. O registro da parede não deve ficar atraz do fogão, pois não terá nenhuma serventia um registro onde o usuário não pode alcançar em uma emergência. ele deve estar em ul local acessível e fora de móveis de embutidos. a mangueira flexível (nunca usar mangueira plástica) não deve encostar em gavetas e partes móveis. devem ser dimencionados espaços para entrada de ar no nicho onde o fogão será embutido. A tomada também não deve ficar atraz do fogão. A ilustração a seguir é útil para dimencionar uma instalação correta.

Para se certificar de que a inastalação de sua residência é realmente segura, é sempre aconselhável procurar um especialista, que avaliará o estado geral de cada componente da instalação. Acompanhe o serviço, confira os materiais substituidos, observe data de validade e selo do INMETRO. E, como última recomendação, nunca se baseie somente no preço, já é velho o ditado que diz que "o barato acaba saindo caro".