Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quanta roupa cabe na minha máquina de lavar?

Quando procuramos uma lavadora nas lojas, nos deparamos com diversas capacidades de carga diferentes. Algumas, possivelmente por uma jogada de marketing, colocam valores picados, por exemplo, 7.2, 8.5, etc. fazendo alusão a potência e naõ a capacidade de carga. Testes feitos em laboratório*, porém, indicam que as lavadoras brasileiras não conseguem lavar perfeitamente a quantidade de roupas que prometem lavar. Um teste simples, que pode ser feito por qualquer usuário, é observar a lavadora em funcionamento durante a agitação. Se as roupas dentro do cesto não se movimentarem junto com o agitador, elas não estaram sendo agitadas, portanto, não estarão lavando, e você perderá água, sabão, energia elétrica, tempo e provavelmente sua paciência. Sujerimos nunca utilizar a carga máxima do produto, distribuir uniformemente as roupas pelo cesto, fechar zipers, botões e lavar peças pequenas em sacos apropriados ou dentro de uma fronha. É muito importante também a qualidade do detergente em pó e do amaciante escolhidos. A seguir, uma tabela fornece o peso médio de algumas peças de roupa:


Obviamente, uma lavadora de 12 kilos deveria lavar, de acordo com o peso, 9 colchas de casal, o que é simplesmente impossível, dado o volume das colchas ser muito superior ao espaço disponível no cesto. Para fins práticos, mais importante do que uma tabela, é o uso do bom senso. Escolher o nível de água de acordo com a quantidade de roupa, ou seja, a roupa deve sempre estar submersa na água. Segundo, como já dissemos, é necessário que as roupas se movimentem. Se você ver as roupas paradas no cesto durante a agitação, retire um pouco da carga e religue a máquina.
Infelizmente, estamos longe de uma padronização das lavadoras no Brasil, e a qualidade das mesmas ainda é bastante inferior as disponíveis no mercado americano e europeu.

3 comentários:

Frederico Alexandre disse...

Estas informações foram muito úteis, estava precisando delas para decidir na compra de uma nova máquina de lavar roupas. Obrigado

Unknown disse...

tenho uma máquina de lavar Brastemp de 12 kilos quantas peça de roupas eu coloco nela e quantas calça jeans e lençóis e toalhas. Pq as vezes o cesto bate dos lados pq as roupas se separa

Unknown disse...

quero um resposta correta